CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIAS ORGÂNICAS: A CONSTRUÇÃO DE LAÇOS ENTRE PAIS, FILHOS E PROFISSIONAIS POR MEIO DA ESTIMULAÇÃO PRECOCE

Flaviane Maria da Silva Camargo, Anatielle Nascimento GOMES, Carolina Alves PALERMO, Agnaldo Antunes dos REIS

Resumo


Este artigo apresenta resultados do trabalho desenvolvido ao longo do estágio supervisionado básico em triagem, realizado no oitavo semestre do curso de psicologia do Centro Universitário de Várzea Grande - UNIVAG, no âmbito do ambulatório de Neurologia na Clínica de Fisioterapia da mesma Instituição. O estudo, ora apresentado, intervém para ressignificar as relações pais-bebê e profissionais, oportunizando a construção de laços entre os sujeitos envolvidos em tal processo. A construção do referido trabalho se deu em função do aumento do número de casos de crianças nascidas com deficiências orgânicas no Brasil, especialmente a partir do ano de 2015, conforme Ministério da Saúde, e também, da relevância em cuidar das relações entre crianças, pais e profissionais para um melhor desenvolvimento da criança. Para tal, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e de relatos de experiência sob orientação da teoria psicanalítica. Enquanto resultados, é possível afirmar que a estimulação precoce se mostra potente no sentido de oportunizar ao sujeito a constituição de sua autonomia. Fundamentam a pesquisa bibliográfica, entre outros, os seguintes autores: Almeida, Barbosa, Brum, Brunhara, Escobar, Ferreira-Lemos, Marcelli, Neves, Perin, Rabello, Teperman, Vendrusculo e Vorcaro. A estimulação precoce de base psicanalítica possibilitou experiências que fortaleceram laços entre pais, filho e profissionais, uma vez que ao pensar o lugar do filho ideal em confronto com o real, os pais puderam encontrar um novo lugar para esse filho no seu desejo.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18312%2F1980-7341.n21.2019.365

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*ISSN: 1980-7341  /  *DOI:10.18312
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