A FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR E A CONSTRUÇÃO DO PERFIL DOCENTE

Vilmar Pereira dos Santos, Eraldo Carlos Batista

Resumo


Cada vez mais os indivíduos têm buscado qualificar-se para o mercado de trabalho. Dessa forma, houve um aumento significativo de acadêmicos que ingressaram nas faculdades e universidades. Nesse sentindo, o artigo buscou avaliar a importância da formação do docente universitário no processo de ensino e aprendizagem do aluno, como ocorre sua formação, e a didática que utilizam para transmitir o conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa descritiva de revisão bibliográfica, que buscou a teoria em livros e plataformas digitais, dos mais conceituados autores acerca da temática ao longo dos anos. Percebe-se que a maior parte dos professores tem domínio apenas nas disciplinas que ministram, o que se justifica pelo fato que, anteriormente era exigido apenas conhecimento na sua área de atuação. No entanto entendeu-se que a didática é fundamental e precisa estar atrelada ao conteúdo específico, exigindo que os professores busquem capacitação nessa área. Este estudo mostra a importância de uma formação e atuação de qualidade dos docentes do ensino superior, visto que são eles quem preparam novos profissionais nas mais diversas áreas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18312%2F1980-7341.n21.2019.752

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*ISSN: 1980-7341  /  *DOI:10.18312
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