GRAU DE IMPORTÂNCIA NA COMPRA DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS EM RELAÇÃO À QUALIDADE, SABOR, PREÇO, MARCA E EMBALAGEM em relação à qualidade, sabor, preço, marca e embalagem

Gabriela Thomaz Brandel, Jéssica Lohana Jardim da Penha, Laressa Pereira Sari, Marisa Luísa Hackenhaar

Resumo


Introdução: O comportamento do consumidor quando busca por um determinado alimento ficou voltado a fatores socioeconômicos, fator sociocultural, influência sociológicas, psicológicas e a compreensão dos produtos como a marca, o preço, a qualidade, sabor, embalagem e quantidade contida neles, sendo que o marketing alimentar influencia o consumidor na compra dos produtos alimentícios. Objetivo: Avaliar o grau de importância que o consumidor atribui ao produto alimentício na hora da compra. Materiais e métodos: Trata-se de estudo transversal, descritivo e quantitativo, realizado no campus do Centro Universitário de Várzea Grande-UNIVAG no município de Várzea Grande-MT. Onde foram entrevistados 286 participantes entre universitários e colaboradores de ambos os sexos para obtenção dos dados foi utilizado questionário adaptado com os quesitos “qualidade, sabor, preço, marca e embalagem”, assim para cada variável o entrevistado respondia se considerava “nenhuma importância, pouca importância, indiferente, importante ou muito importante”. Resultados: Verificou-se que a maioria dos entrevistados foram mulheres 72%, predominando 87,8% na faixa etária de 18 a 29 anos.  O sabor foi o quesito mais prevalente com 58,74% classificado como “muito importante”, destacou-se também os quesitos citados como “muito importante” a qualidade com 44,75%, e o preço com 44,41%. Conclusão: Conclui-se que os quesitos qualidade, sabor e preço foram os que mais se destacaram como “muito importante”. Desta forma o desenvolvimento desse estudo possibilitou uma melhor compreensão para avaliarmos o grau de importância que os consumidores despendem aos quesitos analisados na hora da compra dos produtos alimentícios.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

* ISSN: 2594-6757


___________________________

#ORGULHODESERUNIVAG