ANÁLISE QUALITATIVA DE CARDÁPIOS E PESQUISA DE SATISFAÇÃO COM COLABORADORES DE DOIS HOSPITAIS DE CUIABÁ- MT

Emily Carolin Nunes da Silva, Karla Carolina Duarte Silva, Mariene Alves da Silva, Eliana Santini

Resumo


Introdução: A Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) possui um papel muito importante, pois tem a função de oferecer refeições aos seus comensais que satisfaça os aspectos nutricionais. A refeição oferecida no ambiente de trabalho, além de bem nutrir, poderá servir de exemplo para a criação de hábitos alimentares adequados na casa e na vida dos colaboradores. A adequação da composição química dos alimentos que estará no cardápio muitas vezes não será tão atrativa de forma que os comensais sintam vontade de consumir, a técnica de Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio (AQPC) ajuda na percepção do equilíbrio como as cores e formas de preparo, onde torna as preparações mais chamativas aos comensais. Objetivo: Avaliar qualitativamente os cardápios oferecidos e pesquisa de satisfação a colaboradores de hospitais de Cuiabá-MT. Materiais e métodos: Trata-se de estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em duas UANs de hospitais sendo um público e outro privado, localizados na cidade de Cuiabá-MT no ano de 2018, tendo como público alvo colaboradores das unidades avaliadas de ambos os sexos, com faixas etárias entre 18 e 60 anos. Para a avaliação do cardápio foi utilizado o instrumento de Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio – AQPC, este método avaliou a qualidade nutricional das preparações e para a pesquisa de satisfação foi utilizado um questionário próprio onde às pessoas responderam com um “X” se estava muito satisfeito, satisfeito, pouco satisfeito e insatisfeito com os respectivos itens: variedade do alimento, sabor, temperatura, aparência, e higiene do local. Resultados: AQPC do cardápio do hospital filantrópico não houve a oferta de frutas, mas houve oferta de folhosos todos os dias em ambos os hospitais, houve uma alta ocorrência de cores iguais e alimentos ricos em enxofre no cardápio do hospital privado. Em ambos  hospitais os comensais estão satisfeito com  a maior parte dos itens avaliados, porém no filantrópico estavam insatisfeito com higiene do local no privado com a temperatura do alimento. Conclusão Conclui-se com este trabalho que a analise qualitativa de cardápio é importante para que o profissional do local possa avaliar o cardápio que está sendo ofertado aos comensais. Já a pesquisa de satisfação é um parâmetro que os locais onde oferecem refeição devem utilizar para que possam oferecer um serviço de qualidade ao publico. Com isso se torna muito importante nos dois locais, pois observamos que a grande maioria estava satisfeito com os itens avaliados. Assim a presença da nutricionista na UAN é peça fundamental para a qualidade dos serviços prestados aos comensais

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

* ISSN: 2594-6757


___________________________

#ORGULHODESERUNIVAG