Apresentação

Lúcia Helena Gaeta Aleixo

Resumo


O Centro Universitário de Várzea Grande vem realizando ao longo de seus 27 anos um trabalho que representa importante contribuição para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação. O conteúdo de seu PDI sugere a aplicação de uma Metodologia que remete a prática construtiva como instrumentos eficientes e fundamentais para a criação de Programas que buscam a melhoria da qualidade do ensino da graduação e a implantação de projetos de pesquisa. Investindo nas transformações o UNIVAG por intermédio de sua política institucional orienta o professor/educador para exercer o seu papel de mediador entre o mundo e o ser humano com o intuito de construir uma escola formadora e ao mesmo tempo produtora de conhecimento.

Para tanto, anualmente ao Centro Universitário-Univag realiza o  Seminário de Iniciação Científica do Univag onde os professores e alunos discutem e apresentam o resultado de seu trabalho de pesquisa .O  objetivo é contribuir para a compreensão da Pesquisa e Iniciação Científica como instrumentos necessários para ampliar, desenvolver a capacidade crítico-criadora do pesquisador e do aluno estimulando a melhoria do ensino de Graduação. Bem mais: aproximar o Centro Universitário do setor produtivo desenvolvendo a capacidade de inovação por meio de projetos de pesquisa que resultem no desenvolvimento de novas tecnologias para a região.

Outro objetivo que se apresenta como fundamental para a realização do Seminário de Iniciação Científica é despertar nos alunos o interesse para a capacitação e qualificação visando à continuidade da respectiva formação acadêmica, especialmente, pelo encaminhamento dos mesmos para programas de pós-graduação. Formando dessa maneira um corpo de profissionais aptos a enfrentar os desafios impostos pelo mercado.

Resultados esperados:

1-      Além da promoção e intercâmbio entre estudantes de graduação que participam de Programas de Iniciação Científica esse Seminário propicia a interação entre as diferentes áreas do conhecimento.

2-      Espera-se ainda que haja o crescimento do interesse  cada vez maior dos alunos pela pesquisa e desta maneira  o aparecimento de embriões de projetos mais qualificados para os programas de pós-graduação Stricto Sensu.

3-      Espera-se que o Seminário revele trabalhos e novas pesquisas que contribuirão para a formação de recursos humanos para a pesquisa.

4-      Espera-se que a pesquisa fortaleça o aluno e no seu  relacionamento  com   o ensino e a extensão contribuirão para a formação de recursos humanos para a pesquisa

5-      .Espera-se que a pesquisa fortaleça o aluno e no seu  relacionamento  com   o ensino e a extensão , e que, verdadeiramente,  repercuta na sua formação e na sociedade com a qual está comprometido.

 Drª Lúcia Helena Gaeta Aleixo


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.