A PRÁTICA DA AFERIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL BRAQUIAL NO CURSO DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Brenda Ferreira da Silva
  • Karyme Lucila Jabra
  • Beluce Camargo Arruda Monteiro
  • Fernanda Mesquita Pucca
  • Cristiane Coimbra de Paula
  • Walkiria Shimoya Bittencourt

DOI:

https://doi.org/10.18312/connectionline.v31i31.2510

Resumo

A pressão arterial é um parâmetro fisiológico indispensável na avaliação diagnóstica, sendo o registro dos níveis pressóricos parte obrigatório do exame clínico. No entanto, é necessário realizar a medida da pressão adequadamente e interpretar corretamente os dados fornecidos aparelho de pressão, uma vez que erros podem causar danos e malefícios em vez de contribuírem para o bom diagnóstico. Portanto, o objetivo deste relato é compartilhar a experiência de condução de aula teórica e prática do processo de ensino-aprendizagem da aferição da pressão arterial braquial para acadêmicos de medicina do primeiro semestre. Ao
abordar a experiência vivenciada pelas monitoras da disciplina de Habilidades Técnicas no curso de graduação em Medicina, o presente relato apresenta conteúdo de grande relevância para instituições de ensino e profissionais docentes ao contribuir com a formação dos médicos, apresentando alternativas de ensino e reflexões quanto ao procedimento da mensuração da
pressão arterial.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; Pressão arterial; Acadêmicos de medicina.

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Publicado

10-07-2024 — Atualizado em 25-02-2025

Versões

Como Citar

Silva, B. F. da, Jabra, K. L., Monteiro, B. C. A., Pucca, F. M., Paula, C. C. de, & Bittencourt, W. S. (2025). A PRÁTICA DA AFERIÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL BRAQUIAL NO CURSO DE MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. CONNECTION LINE - REVISTA ELETRÔNICA DO UNIVAG, 31(31). https://doi.org/10.18312/connectionline.v31i31.2510 (Original work published 10º de julho de 2024)

Edição

Seção

Artigos