O PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL SITUADA NO VALE DO JEQUITINHONHA, MINAS GERAIS, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v33i33.2905Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar o perfil dos egressos do curso de medicina de uma universidade federal situada no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, Brasil. O método utilizado foi o estudo transversal descritivo, quantitativo, com coleta de dados realizada por meio de questionário enviado aos egressos, formados entre 2020 e 2022. Os resultados obtidos demonstraram um perfil de médicos solteiros, sem filhos, com média salarial de R$13.656,19. Em relação à procedência geográfica, a maioria dos participantes (47) eram provenientes de Minas Gerais, sendo apenas 7 oriundos de Diamantina (MG), sede do curso e da Macrorregião de Saúde do Vale do Jequitinhonha. Um ano após a formatura foi possível constatar que houve uma significativa inserção de 44 novos médicos em cidades mineiras, dos quais 24 foram absorvidos por cidades da Macrorregião de Saúde, sendo 15 em Diamantina. A inserção dos egressos no mercado de trabalho ocorreu de forma imediata para a maioria (94%). Conclui-se que houve relevante papel desempenhado pelo curso de Medicina na inserção de profissionais em regiões de baixa densidade médica, como o Vale do Jequitinhonha, especialmente em Diamantina, contribuindo para o fortalecimento e desenvolvimento dos serviços de saúde da região e do Sistema Único de Saúde.
Palavras-chave: Faculdade de Medicina; Egressos; Médicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado



