A INFLUÊNCIA DA VARIABILIDADE CLIMÁTICA NA PRODUTIVIDADE DE SOJA DO MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v33i33.2912Resumo
A soja é uma leguminosa de grande interesse na economia mundial e de grande importância na alimentação humana. A variabilidade climática tem grande influência na estimativa da produtividade agrícola, pois a ausência ou excesso de precipitação, e/ou baixas ou elevadas temperaturas durante o ciclo da cultura podem atrapalhar o seu desenvolvimento no campo. Os modelos agrometereológicos tem sido utilizado para a realização da simulação de produtividade, prevendo o desenvolvimento da cultura antes e durante a sua implantação no campo. O objetivo deste estudo foi estimar as datas de plantio de soja e a produtividade correspondente em todo estado do Mato Grosso para as safras cujos plantios se dão de 2000 a 2023. O início do plantio da soja no Mato Grosso varia ano a ano em função especialmente do início da estação chuvosa, porém, outros fatores como, a intenção do plantio de milho safrinha, podem estimular fazendeiros a plantar a soja mais cedo. A queda de produtividade em 2023 foi exacerbada pelo modelo, o que pode estar relacionado à dificuldade de dados de precipitação de baixa resolução em representar para cada pixel de soja as respectivas chuvas esporádicas ou muito localizadas. O modelo agrometeorológico desempenhou de forma satisfatória na captura dos sinais de quebra de safra de soja frente à variabilidade climática no período estudado.
Palavras-chave: Modelos agrometereológicos; Mudanças climáticas; Modelagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado



