ANÁLISE DAS HABILIDADES DE EQUILÍBRIO EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: APLICAÇÃO DO PROTOCOLO FUNDAMENTAL MOTOR SKILLS
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v33i33.2913Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar os atrasos motores mais comuns em crianças de 6 anos diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com ênfase na identificação das limitações motoras e na proposição de estratégias de intervenção para melhorar seu desenvolvimento motor. A pesquisa, de natureza descritiva e exploratória, adotou uma abordagem qualitativa e envolveu quatro crianças autistas matriculadas em uma escola de atendimento especializado no interior do Rio Grande do Sul. A seleção das participantes foi realizada com a devida autorização dos pais, por meio da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). As habilidades motoras de equilíbrio dos participantes foram avaliadas utilizando o Protocolo de Habilidades Motoras Fundamentais (FMS). Espera-se que os resultados obtidos com a pesquisa contribuam para uma melhor compreensão dos atrasos motores em crianças com TEA e forneçam subsídios para alterações nas abordagens pedagógicas, visando à adaptação e personalização dos métodos de ensino e aprendizagem para essa população específica.
Palavras-chave: Desenvolvimento Motor; Habilidades Motoras Fundamentais; Transtorno do Espectro Autista.
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