DEMARCAÇÕES OPERACIONAIS DA FUNCIONALIDADE: CONCEPÇÕES DE ATIVIDADES AVANÇADAS DA VIDA DIÁRIA
DOI:
https://doi.org/10.18312/connectionline.v33i33.3023Resumo
A manifestação e manutenção das capacidades físicas, cognitivas e sociais ao longo dos estágios do desenvolvimento humano, além de serem de caráter multidimensional, também ocasiona consequências para a realização de atividades diárias pelo indivíduo. Diante desse cenário, a presente pesquisa objetivou discutir a evolução da funcionalidade em face dos estágios do desenvolvimento humano, atentando-se à capacitação para realização de atividades avançadas da vida diária. Consistiu em uma pesquisa descritiva, transversal e qualitativa, sendo enquadrada enquanto uma revisão de literatura narrativa. Utilizando-se os descritores “capacidade funcional” e “desenvolvimento humano” em plataformas de buscas, separadamente e combinados. Os achados indicaram que há uma evolução na capacidade funcional do indivíduo ao longo da vida, sendo observado uma maior ampliação na infância e adolescência, alcançando o ápice na vida adulta, mas sendo modificada na velhice. Sendo que este último estágio requer novas adaptações para realizar a manutenção das habilidades funcionais desenvolvida em estágios anteriores. Concluiu-se que dada a complexidade do desenvolvimento da funcionalidade dos indivíduos ao longo da vida, destaca-se a necessidade de uma compreensão contínua e contextualizada dessas questões, sobretudo, frente às mudanças que são acompanhadas com o envelhecimento.
Palavras-chave: Capacidade funcional; Participação social; Desenvolvimento humano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado



