ATORES ASSOCIADOS À INTERNAÇÃO EM CRIANÇAS POR CETOACIDOSE DIABÉTICA EM MATO GROSSO DE 2008 A 2017
DOI:
https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v0i09.1204Palavras-chave:
Hiperglicemia, Complicação diabética, Primodescompensação, Criança insulinodependenteResumo
Diabetes Mellitus (DM) está entre os maiores problemas de saúde e é motivo de preocupações visto suas complicações, tanto aguda quanto crônicas. A cetoacidose (CAD) é uma condição aguda relacionada a DM que cursa com hiperglicemia, acidose, desidratação e cetonemia devido a deficiência de insulina, acometendo principalmente indivíduos com DM tipo 1. Foram analisados dados de internação por cetoacidose em crianças em Mato Grosso no período de 2008 a 2017 e relacionados fatores associados a este tipo de complicação, constando que há relação de prevalência com o sexo feminino. Os casos de diabéticos internados com cetoacidose também apresentam maior tempo de internação.
Palavra-chave: Hiperglicemia; Complicação diabética; Primodescompensação; Criança insulinodependente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Pdf, Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.