O PAPEL DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL: A EVOLUÇÃO DO SABER E DA PRÁTICA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v0i12.2181Resumo
A Psicologia pode ser dividida em diversas especializações, umas voltadas para a evolução dela como ciência e outras voltadas para a aplicação da teoria na prática. A psicologia voltada para o campo organizacional se ocupa tanto do saber psicológico quanto da sua aplicação nas pessoas de uma determinada organização. O presente artigo tem por objetivo apresentar aspectos históricos da Psicologia Organizacional, buscando refletir sobre a evolução do saber e da práxis do Psicólogo neste campo, enfatizando o papel atual deste profissional dentro de uma organização buscando sugestionar elementos que sirvam como norteadores da sua prática. Inicialmente descreveremos o processo histórico da Psicologia Organizacional, em seguida, explanaremos sobre a atuação do Psicólogo dentro de uma organização, alguns materiais e métodos disponíveis para este profissional e uma reflexão acerca da Psicologia Organizacional e os caminhos que ela pode percorrer.Palavras-Chave: Psicologia organizacional; Materiais psicológicos; Papel da psicologia.
Downloads
Publicado
06-12-2022
Como Citar
Gurka, D. P. Q., & Nogueira, M. S. (2022). O PAPEL DO PSICÓLOGO ORGANIZACIONAL: A EVOLUÇÃO DO SABER E DA PRÁTICA DENTRO DA ORGANIZAÇÃO. Caderno De Publicações Univag, (12). https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v0i12.2181
Edição
Seção
Artigos
Licença
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Pdf, Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.