INFLUÊNCIA DAS ALTERAÇÕES FÍSICAS E QÚIMICAS PROVOCADAS POR EFLUENTES ORGÂNICOS NA ESTRUTURA DE COMUNIDADES DE ALGAS E PROTOZOÁRIOS (TESTACEA) NO RIO CUIABÁ, CUIABÁ-MT.
DOI:
https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v0i1.262Palavras-chave:
Rio Cuiabá, Poluição orgânica, Algas, Protozoários.Resumo
DOI: 10.18312/cadernounivag.v0i1.262A avaliação do grau de eutrofização por meio de microorganismos se baseia na estrutura das comunidades e no conhecimento das espécies ou grupos indicadores que podem ser utilizados para prevenir e minimizar os impactos ambientais regionais. O objetivo deste trabalho foi contribuir para o conhecimento das mudanças progressivas na estrutura e dinâmica de comunidades de Algas e Protozoários (Testacea) ao longo de um gradiente de poluição, mediante comparações com dados meteorológicos, físicos, químicos, físico-químicos e de colimetria. Foram demarcadas três estações de coletas, dentro do perímetro urbano do rio Cuiabá, determinadas conforme a carga de efluentes que recebem, e os estudos foram realizados em períodos definidos pela sazonalidade do regime hídrico (Cheia e Seca). O fator de diluição foi observado no período de Cheia para algumas variáveis. Os fatores geológicos da bacia de drenagem propiciaram maior concentração de íons, devido ao processo de lixiviação no período de Cheia, com a entrada de material alóctone. Por meio do cálculo de Índice de Qualidade, a água do rio Cuiabá foi considerada “boa” para o abastecimento com tratamento prévio, durante o período estudado. Foi observada maior abundância, densidade, riqueza e diversidade de espécies, no período de Cheia, devido à maior concentração de nutrientes, favorecendo o desenvolvimento de comunidades de Algas, com destaque à população de Diatomáceas, e da Testacea Arcella discoides, em todas as estações amostradas nesse período. A oscilação populacional, durante os diferentes períodos sazonais, pode ser um dos indicativos para que se possa determinar espécies bioindicadoras da qualidade da água, contribuindo para o monitoramento desta importante bacia.
Palavras-chave: Rio Cuiabá; Poluição orgânica; Algas; Protozoários.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Pdf, Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.