A REVISTA A VIOLETA E A EDUCAÇÃO FEMININA, EM CUIABÁ
DOI:
https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v0i2.268Palavras-chave:
Educação, Mulher, Violeta.Resumo
DOI: 10.18312/cadernounivag.v0i2.268O objeto desta pesquisa é a pretendida ampliação do espaço social feminino mediante a educação escolar, durante o período estadonovista (1937-1945). Tal reivindicação é solicitada por um grupo de mulheres que organizava e redigia uma revista denominada A Violeta. Este é um trabalho de História da Educação com base em fonte primária, no caso a revista A Violeta – o único periódico redigido e organizado por mulheres no Estado de Mato Grosso (Brasil), no período em estudo. Essa revista A Violeta possui relevante significado porque materializou, por meio de seus artigos, o desejo de ampliação do espaço social feminino.
Palavras-chave: Educação; Mulher; Violeta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Pdf, Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.