ANÁLISE COMPARATIVA DA RECUPERAÇÃO DE TRECHO DE MATA CILIAR (RIO CUIABÁ, CUIABÁ-MT) EM QUADRANTES SUBMETIDOS A DIFERENTES CONDIÇÕES DE MANEJO
DOI:
https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v0i2.274Palavras-chave:
Mata ciliar, Recuperação, Espécies nativas, Sucessão ecológica.Resumo
DOI: 10.18312/cadernounivag.v0i2.274A recomposição de matas ciliares envolve a utilização de diferentes técnicas de manejo, de acordo com as características ambientais do local. Entretanto, a falta de conhecimento, sobre a biologia e a ecologia da maioria das espécies arbóreas, tem levado alguns programas de recuperação ao insucesso. O presente trabalho foi desenvolvido na Casa Dom Aquino, às margens do rio Cuiabá (Cuiabá-MT), onde o Univag possui um programa integrado de pesquisas. A pesquisa objetivou recuperar trecho de mata ciliar, comparando seu grau de desenvolvimento, em uma área submetida ao manejo, com outra área controle (não manejada). Os resultados mostraram que as espécies ruderais, em determinadas condições, podem atuar como espécies pioneiras, o que significa economia de recursos e tempo, quando se trata da recomposição vegetal de matas ciliares perturbadas.
Palavras-chave: Mata ciliar; Recuperação; Espécies nativas; Sucessão ecológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Pdf, Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.