DIFERENÇA E IDENTIFICAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS EM SAÚDE

Autores

  • Emilia Carvalho Leitão Biato
  • Ielida Hírian Guimarães
  • Géssica Fraga

DOI:

https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v0i6.315

Palavras-chave:

Educação em saúde, Filosofia da diferença.

Resumo

DOI: 10.18312/cadernounivag.v0i6.315

Este estudo tem como objetivo o reconhecimento de conceitos e práticas
de educação em saúde. Lemos todos os artigos científicos que continham
o assunto “educação em saúde”, publicados em 2009 no periódico Interface.
O método utilizado para orientar a leitura foi inspirado na proposta de Deleuze
em Nietzsche e a Filosofia. O autor entende que a ciência se apresenta
sob três formas: uma sintomatologia, uma tipologia e uma genealogia. As
propostas educacionais privilegiam o diálogo e estão direcionadas à autonomia
dos pacientes em relação à saúde. A identificação nos grupos, no entanto,
conduz ao apagamento da diferença, desvalorizando experiências individuais.

Palavras-chave: Educação em saúde; Filosofia da diferença.

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Publicado

28-04-2016

Como Citar

Biato, E. C. L., Guimarães, I. H., & Fraga, G. (2016). DIFERENÇA E IDENTIFICAÇÃO NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS EM SAÚDE. Caderno De Publicações Univag, (6). https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v0i6.315