HUMANIZAÇÃO NO SETOR HOSPITALAR: UMA PRÁTICA A SER REVISADA.
DOI:
https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v0i08.790Palavras-chave:
Humanização da assistência, Promoção da Saúde, Psicologia Médica.Resumo
A bioética e a humanização da assistência à saúde da população ocupam um espaço estratégico nas discussões sobre as necessidades de mudança nos processos de formação médica. Com a necessidade de melhorar a qualidade dos serviços prestados, a humanização é vista como a capacidade de oferecer atendimento de qualidade, articulando os avanços tecnológicos com o bom relacionamento. A humanização em saúde é uma das políticas prioritárias do setor da saúde, atualmente em implementação em nosso país. Promover saúde e humanizar a atenção à saúde são trabalhos processuais de longo prazo, dinâmicos e intimamente relacionadas com o contexto em que se desenvolvem. O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a política de humanização, presente no Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PNHAH), abordando de forma concisa a estrutura e o momento atual do sistema de saúde, traçando um breve histórico sobre o conceito de humanização e sua inter-relação com o sujeito e seu coletivo nos serviços de saúde.
Palavras-chave: Humanização da assistência; Promoção da Saúde; Psicologia Médica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Pdf, Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.