ASPECTOS FÍSICO-QUÍMICO E MICROBIOLÓGICOS DE DOIS CÓRREGOS MUNICIPAIS DE VÁRZEA GRANDE
DOI:
https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v0i08.791Palavras-chave:
Contaminação ambiental, Qualidade da água, Utilidade públicaResumo
A água é o maior recurso natural e é indispensável para que haja vida na Terra. As cidades se desenvolveram em torno de cursos d´água, conhecidos como recursos hídricos, que são águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso. A qualidade de vida da sociedade está diretamente ligada à oferta de água potável e o acesso ao saneamento básico que consiste além do abastecimento, manejo das águas pluviais, mantendo a integridade dos mananciais com o correto manejo de esgoto e de resíduos sólidos. Assim, este trabalho tem por objetivo avaliar os aspectos físicos, químicos e microbiológicos da água de dois córregos municipais de Várzea Grande, MT, córrego Manga e Aeroporto, com ênfase nas condições e características da água coletada em diferentes pontos definidos e comparar os valores encontrados com a normativa CONAMA 357/2005 e Portaria MS 2914/2011. Para tanto, foram realizadas coletas em 5 pontos do córrego Manga, em dois períodos, seca e chuva, setembro de 2016 e março de 2017, e 4 pontos no córrego Aeroporto no período de seca, setembro de 2016, a montante e a jusante, realizadas as analises físicas, químicas e microbiológicas de todos os pontos e comparados os dados com a legislação vigente, teste de médias para os resultados do córrego Manga e teste de correlação para o córrego Aeroporto.
Palavras-chave: Contaminação ambiental; Qualidade da água; Utilidade pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Pdf, Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.