A PEGADA ECOLÓGICA SOBRE AS ÁREAS VERDES DA CIDADE DE VÁRZEA GRANDE – MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v0i08.792Palavras-chave:
Qualidade ambiental urbana, Impacto ambiental, Degradação ambiental.Resumo
DOI: 10.18312/cadernounivag.v0i08.792
RESUMO
Analisar a qualidade ambiental nos centros urbanos não é tarefa fácil, porém é necessário identificar os pontos negativos e positivos para ampliar a discussão acerca do tema e melhorar a vida das populações urbanas, buscando inserir no dia a dia dos cidadãos citadinos princípios básicos de sustentabilidade. O objetivo do presente trabalho foi calcular a Pegada Ecológica sobre as áreas verdes da cidade de Várzea Grande – MT, com a intensão de identificar o passivo ambiental sobre esse recurso nesse município. Esse estudo utilizou o indicador da Pegada de área verde e a pegada de ocupação ilegal para identificar o passivo existente nesse município. A Pegada de área verde é um parâmetro calculado a partir da de uma estimativa de área verde, realizada através de uma classificação não supervisionada de uma imagem de satélite Landsat 8. Essa classificação dividiu toda paisagem urbana do município em duas classes, área com cobertura vegetal, nesta estão inclusas todas as tipologias de vegetação e área sem cobertura vegetal, que contempla áreas edificadas, vias e com solo exposto. Para o cálculo da pegada dividiu-se a área verde total pela população urbana do município. Em relação a Pegada de ocupação ilegal, as áreas ocupadas irregularmente foram estimadas através da identificação das Áreas de Preservação Permanente (APP). Nesse estudo, consideramos APP apenas as margens de córregos intermitentes em uma faixa de 30 metros de cada lado, e também a margem direita do rio Cuiabá com uma faixa de 100 metros, áreas de nascente e declividade superior a 45 º foram desconsideradas nesse estudo. Para a identificação das APP's, primeiramente utilizamos uma carta de hidrografia, a partir da qual delimitamos a APP utilizando a ferramenta buffer do software ArcMap 10.1. Posteriormente, utilizamos a ferramenta Marge do mesmo software para cruzar as informações de APP com a classe áreas sem cobertura vegetal. Com isso obtivemos as áreas que deveriam ser de APP, mais estavam desmatadas.
Palavras-chave: Qualidade ambiental urbana; Impacto ambiental; Degradação ambiental
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Pdf, Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.