RESÍDUO DA PRODUÇÃO DE INSETOS EM LARGA ESCALA COMO SUBSTRATO PARA A PRODUÇÃO DE MUDAS DE HORTALIÇAS
DOI:
https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v0i08.793Palavras-chave:
Compostagem, Olericultura, Substrato orgânicoResumo
A criação de insetos comestíveis em larga escala produz dejetos ricos em nitrogênio, que podem ser utilizados como substrato para produção de mudas de hortaliças. O objetivo desse trabalho foi avaliar o potencial do resíduo de descarte gerado pela produção de inseto em larga escala como promotor do desenvolvimento de mudas de hortaliças. Os experimentos foram conduzidos em casa de vegetação e no Laboratório de Entomologia do UNIVAG. Foi acompanhado o desenvolvimento inicial de quatro espécies de hortaliças (alface, couve-folha, pepino e tomate) produzidas no substrato orgânico obtido a partir do resíduo da produção de insetos e em substrato comercial. Utilizou-se delineamento experimental inteiramente casualizado com dois tratamentos para cada espécie de hortaliça e cinquenta repetições, totalizando cem parcelas. Os parâmetros de avaliação foram a germinação, altura das mudas (cm), comprimento de raiz (cm), matéria fresca da parte aérea (g) e matéria seca da parte aérea (g). A germinação não foi afetada pelo tipo de substrato utilizado e as mudas de pepino e tomate apresentaram maior altura e acúmulo de biomassa quando produzidas no substrato orgânico. O substrato orgânico produzido a partir da compostagem do resíduo da produção de insetos em larga escala pode ser utilizado como substrato na produção de mudas de alface, couve, pepino e tomate.
Palavras-chaves: Compostagem; Olericultura; Substrato orgânico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Pdf, Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.