AVALIAÇÃO DO EFEITO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA EM POPULAÇÕES URBANAS DE INGA EDULIS MART. (FABACEAE) POR MEIO DO MÉTODO DE BIOMONITORAMENTO PASSIVO
DOI:
https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v0i08.796Palavras-chave:
Inga edulis, Biomonitoramento ambiental, Material particulado, Qualidade do ar, Qualidade ambientalResumo
O presente estudo avaliou o efeito de material particulado sobre populações de Inga edulis Mart. (Fabaceae) por meio do método de biomonitoramento passivo em duas áreas amostrais (poluída e controle) na região urbana do município de Joinville/SC. Em cada área foram selecionados cinco indivíduos amostrais. De cada indivíduo coletaram-se 40 folhas da copa externa, para a mensuração de atributos funcionais morfoanatômicos e do material particulado. As médias dos atributos foram comparadas pelo teste t. Teste de correlação de Pearson foi usado para verificar a relação entre o material particulado e os atributos foliares. Observou-se maior quantidade de material particulado depositado sobre as folhas nos indivíduos da área poluída. Todos os atributos biológicos diferiram entre as áreas poluída e controle. A área específica foliar mostrou que os indivíduos da área controle investem mais em produção fotossintética, enquanto os indivíduos da área poluída investem na manutenção da folha. A redução na espessura total do limbo indica maior desenvolvimento de tecidos assimiladores na área controle em detrimento da área poluída. Correlações negativas indicam que o aumento da concentração de material particulado é seguido da redução dos valores dos atributos foliares. Os resultados obtidos evidenciam que a poluição atmosférica exerce influência no desenvolvimento foliar de I. edulis e corroboram a relação entre o aumento da concentração de material particulado e a produção de injúrias nas plantas. Essa espécie mostrou-se eficiente como bioindicadora em sistemas de biomonitoramento da qualidade atmosférica ambiental.
Palavras-chave: Inga edulis; Biomonitoramento ambiental; Material particulado; Qualidade do ar; Qualidade ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Pdf, Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.