AVALIAÇÃO DE DIFERENTES TIPOS DE PALHADAS E ESTERCOS SOBRE O DESENVOLVIMENTO POPULACIONAL DO NEMATOIDE DAS GALHAS (Meloidogynejavanica), DAS LESÕES (Pratylenchusbrachyurus) E VIDA LIVRE NA VARIEDADE DE SOJA TMG 4182
DOI:
https://doi.org/10.18312/cadernounivag.v0i08.797Palavras-chave:
Taxa de matéria orgânica, Decomposição orgânica, Efeitos no desenvolvimento populacionalResumo
Na convivência com os nematoides, busca-se utilizar de duas estratégias básicas, que são a redução de níveis populacionais e o estímulo ao desenvolvimento radicular, assim, este trabalho teve como objetivo estudar a influência das palhadas e estercos sobre o desenvolvimento populacional dos nematoides de galhas (Meloidogynejavanica) e nematoide das lesões (Pratylenchusbrachyurus) na variedade de soja TMG 4182 inoculada na casa de vegetação. Os trabalhos foram conduzidos no campo experimental do UNIVAG – Centro Universitário, em Várzea Grande, MT, no período de fevereiro de 2016 a abril de 2016. Foram utilizados 20 tratamentos constituídos por palhadas e estercos. Foram avaliados altura (m), vigor (notas de 0 a 5), quantificação de nematoides, massa fresca de parte aérea e massa seca de parte aérea. De acordo com os resultados obtidos, houve interferência significativa de tratamentos em relação ao desenvolvimento vegetativo da soja (altura e vigor). Os dados mostram forte relação da taxa de desenvolvimento radicular atrelada com as populações dos nematoides P. brachyurus e M. javanica.
Palavras-chave: Taxa de matéria orgânica; Decomposição orgânica; Efeitos no desenvolvimento populacional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Pdf, Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.