CYBERBULLYNG: DIMINUIR O OUTRO NÃO TE FAZ MELHOR. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O Cyberbullying corresponde a um obstáculo relevante a saúde mental e física de crianças e adolescentes, sobretudo nas escolas, desencadeando agressões morais e físicas que provocam consequências drásticas a saúde dessa população podendo levar até ao suicídio. Durante uma visita a Escola Estadual Irene Gomes de Campos ficou evidente, juntamente com os profissionais de educação da escola, a necessidade de uma intervenção à violência virtual devido a disseminação dos meios de comunicação e do uso de redes sociais dos jovens do centro educacional que tornam favoráveis a prática do Cyberbullying. Diante desse contexto social, os acadêmicos realizaram uma intervenção por meio de uma palestra didática. Descrição: Os acadêmicos do quarto semestre do curso de medicina, juntamente com a preceptora responsável direcionaram a atenção dos cuidados da saúde mental dos jovens da Escola Estadual Irene Gomes de Campos do período matutino. No dia 14 de junho de 2023, os acadêmicos prepararam uma educação em saúde através de uma apresentação com informações importantes que conceituram a maneira em que o cyberbullyng é realizado, diferenciando suas classificações, as taxas e dados impactantes relacionados ao número de ocorrências desse tipo de crime virtual, como o aumento do número de suicídios, principais plataformas digitais utilizadas, além da exibição de casos reais. Dessa maneira, um número estimado de 180 alunos, do 1º ao 3ºano do ensino médio, puderam participar da palestra, a qual foi dividida em 3 sessões, participando de maneira ativa na discussão, refletindo quanto suas próprias ações no meio digital. Por fim, os acadêmicos apresentaram o número do Centro de Valorização da Vida – Disque 188 como forma de prevenção e busca de ajuda em casos de violência psicológica. Considerações Finais: Durante as palestras ficou nítido que o bullying no ambiente virtual é uma prática grave e muito presente no ambiente escolar, sendo esse tema de extrema relevância para a saúde pública. A conscientização gerada não apenas capacita os estudantes a utilizarem a tecnologia de maneira responsável, mas também contribui para a construção de uma cultura de respeito e empatia. À medida que enfrentam-se os desafios em constante evolução, reforça-se a necessidade contínua de educação sobre o tema, assegurando um comprometimento duradouro com a segurança digital e bem-estar emocional na comunidade escolar.
Palavras chave: Atenção Primária; Cyberbullyng; Escolas.