EDUCAÇÃO SANITÁRIA E HIGIENE PESSOAL PARA CRIANÇAS DE 4 A 8 ANOS: UMA ABORDAGEM LÚDICA

Autores

  • Isabel Baltazar Fernandes
  • Gabriel Almeida Alves
  • Gabriel de Oliveira
  • Thaiz Nadine Lavezzo Carfi
  • Thaiz Nadine Lavezzo Carfi
  • Natália Silva Castor
  • Melissa Torraca Lino
  • Bruna Argôlo Soares

Resumo

A educação em saúde, tem grande relevância quando aplicada a educação pré-escolar e escolar, pela maior assimilação de informações nessa faixa etária, as quais consequentemente atingirão os pais e a comunidade em geral. Pedrotti et. al (2012) elenca que: “A educação à saúde vem sendo implantada no início da fase de aprendizagem, visando à promoção, à manutenção e a recuperação da saúde, pois é na idade pré-escolar que há maior assimilação de informações”. Ademais, os hábitos de higiene interferem na qualidade de vida das crianças, uma vez que as relações interpessoais potencializam a disseminação de doenças infecciosas e parasitoses. Dessa forma este trabalho trata-se de um relato de experiência referente a ação educativa sobre a importância do descarte adequado de lixo e da higiene pessoal para crianças de 4 a 8 anos. Descrição: No dia 17 de novembro de 2023 foi realizada apresentação lúdica para os alunos dos 1ºs, 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental da EMEB Apolônio Frutoso Da Silva, totalizando 250 alunos. As apresentações ocorreram na sala de vídeo disponibilizada pela escola mantendo assim o conforto e a organização dos alunos participantes da ação educativa. Na primeira parte em cada apresentação, foram dispostas lixeiras criadas e decoradas pelos acadêmicos representando cada tipo de lixo a ser separado, a fim de aproximar as crianças da compreensão da maneira correta de separar e descartar o lixo, com abordagem interativa para criar e fortalecer o vínculo com as crianças. Posteriormente, houve encenação teatral dos integrantes do grupo, aliada a perguntas que induzem o pensamento crítico a cerca da atitude de descartar um objeto em local incorreto, bem como o incentivo do engajamento dos alunos para indicar cada lixeira e seu respectivo resíduo. Em seguida, houve apresentação musical com a temática de separação de lixo para fixação do conteúdo aplicado, com animação e dança, inserindo as crianças na execução da atividade. Na segunda parte, destacou-se a importância da higiene pessoal em diversas situações, como por exemplo, após manipular lixo ou objetos com resíduos, depois de atividades de contato com outras crianças e com o ambiente e, após as refeições, utilizando para abordar a temática exemplos claros e objetivos, com os quais as crianças poderiam se identificar, objetivando a melhor assimilação do conteúdo e possibilitando a educação em saúde para esse público. Por fim, uma nova música foi apresentada, dessa vez sobre a importância da higienização correta do corpo com o banho, destacando que todas as partes do corpo devem ser alcançadas no momento da limpeza. Após as apresentações as dúvidas foram sanadas e os alunos retomaram para suas atividades cotidianas. Considerações Finais: Observa-se que a prática lúdica auxiliou assimilação do conteúdo pelos alunos, os quais se engajaram principalmente nas partes mais interativas da apresentação, elevando a atenção nos pontos importantes. 

Palavras-chave: Educação Sanitária. Lixo. Crianças. Higiene pessoal.

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Publicado

16-08-2024

Como Citar

Fernandes, I. B., Alves, G. A., Oliveira, G. de, Carfi, T. N. L., Carfi, T. N. L., Castor, N. S., … Soares, B. A. (2024). EDUCAÇÃO SANITÁRIA E HIGIENE PESSOAL PARA CRIANÇAS DE 4 A 8 ANOS: UMA ABORDAGEM LÚDICA. Anais Da Mostra Científica Do Programa De Interação Comunitária Do Curso De Medicina, 6. Recuperado de https://www.periodicos.univag.com.br/index.php/picmed/article/view/2622