A PUBLICIZAÇÃO DOS CUIDADOS PALIATIVOS EM UMA CIDADE PANTANEIRA DO INTERIOR DE MATO GROSSO
Resumo
Os Cuidados Paliativos (CP) correspondem a uma abordagem multidisciplinar que envolve uma percepção holística dos fatores psicossociais e orgânicos, com intuito de promover melhoria na qualidade de vida do paciente em estado terminal, assim como dos familiares e cuidadores que estão envolvidos no processo de adoecimento. Trata-se de uma assistência uniforme, que abrange as angústias geradas pela enfermidade que põem em risco a vida, utilizando de recursos para mediar o sofrimento físico, social, mental e espiritual¹. Segundo os autores Silva e Sudigursky² os CP tem como finalidade promover dignidade no momento da morte, onde inicia-se a utilização nas condições crônicas em que a doença não responde a tratamentos, sem possibilidade terapêutica de cura. Nesse sentido, as ações terapêuticas incubem na redução dos agravos de sintomas decorrentes da doença, sendo a dor o maior agente etiológico responsável pela regressão da qualidade de vida desse segmento populacional³.
Palavras-chave: Cuidados Paliativos; Educação em saúde; Liga Acadêmica.