A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO ENFERMEIRO-PACIENTE DURANTE HOSPITALIZAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O diálogo é uma forma de comunicação em que as pessoas fazem uso para expressar suas ideias, pensamentos e sentimentos. Aplicado em uma interação de dois ou mais indivíduos, o processo comunicativo permite que ocorra a troca de informações, sejam elas, suas perspectivas, dúvidas, e principalmente, queixas. A ocorrência deste processo se dá principalmente por meio da fala, forma verbal, e também por escrito, forma não verbal. Assimilando a representação de diálogo a nossa sociedade, é usualmente aplicado no processo de relações humanas, exclusivamente na construção de conexões interpessoais, nas relações familiares, trabalho, e assim como o tema deste trabalho, relação enfermeiro-paciente. Durante o processo de internação, o paciente encontra-se em estado de vulnerabilidade emocional sobre seu futuro incerto somado com as interferências de sua determinada ocorrência e/ou patologia, impactando negativamente no seu processo saúde-doença. Dessa forma, o profissional enfermeiro capacitado de forma técnica-teórica, tem a responsabilidade de investigar e intervir em quaisquer sejam os pontos interferentes na integridade dos aspectos ambientais, físicos e psíquicos de determinado paciente. A finalidade desta intervenção possibilita ao profissional enfermeiro e ao cliente evidenciar as necessidades a serem atendidas, visando aperfeiçoar o plano de cuidados traçado, afim de obter evolução do quadro de saúde e proporcionar conforto e satisfação ao indivíduo em internação.
Palavras-chave: Comunicação; Enfermeiro; Paciente.