INFORMAÇÕES DOS SERVIÇOS OFERTADOS NA ESF MARGARIDA PEREIRA TAVARES (MANAÍRA)
Resumo
O projeto foi desenvolvido através do poder, por ser um método de fácil acesso e leitura, dinâmica e linguagem acessível, com o propósito de facilitar o entendimento acerca das principais informações sobre osserviços ofertados na ESF Margarida Pereira Tavares(Manaíra). Nosso objetivo foi desenvolver e distribuir um folder educativo no intuito de informar a população dos serviços disponíveis na atenção básica da ESF, Margarida Pereira Tavares (Manaíra) e contribuir com o planejamento dos serviços ofertados pela unidade. Descrição: Após a avaliação do território, foi observado o desconhecimento dos usuários acerca dos serviços ofertados na unidade de saúde. Com isso, quando foram discutidas formas para minimizar o problema elencado e, assim, chegamos à ideia de desenvolver o folder educativo. Nesse folder, apresentamos informações como: horário de funcionamento, serviços ofertados pela unidade e o cronograma semanal que contém a separação de atividades entre médicos e enfermeiros. Além disso, adicionamos contatos importantes nele, como o número do SAMU, do Disque Saúde, da polícia militar e da própria unidade Manaíra e o endereço da ESF. Após o agendamento com a unidade, os folders foram distribuídos por nós de domicílio em domicílio em uma microárea do território de abrangência da unidade e ofertado na ESF maneira para os seus usuários presentes. A partir do desenvolvimento desse folder foi possível aumentar o conhecimento dos serviços ofertados na unidade e reafirmar para a população a importância de usufruir da infraestrutura oferecida e atendimentos disponíveis na atenção básica para reduzir o número de usuários que escolhem o setor terciário em vez do primário. Desta maneira, teve como resultado o aumento da procura dos serviços disponíveis na ESF Margarida Pereira Tavares (Manaíra).Considerações Finais: Consideramos que o nosso projeto tenha sido eficaz, pois a informação correta trazida no folder, facilitou o processo de agendamento de consultas e auxiliou na programação da unidade em relação aos atendimentos, tanto que foram solicitadas novas cópias para a constante distribuição do folder no território, e em outras unidades essa ideia entrou em discussão.
Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família (ESF); Acesso à Informação de Saúde; Serviços de Saúde.