ASSISTÊNCIA DA ENFERMAGEM NAS ATIVIDADES DE RECREAÇÃO PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
A hospitalização não é um processo fácil, independentemente da idade as pessoas internadas passam a ficar em um estado frágil. Com as crianças isso se acentua ainda mais, devido à dificuldade de compreender o motivo pelo qual está em um ambiente hospitalar. Nesse sentindo, analisando as crianças que possuem algum tipo de deficiência (auditiva, visual, oral, física, mental, cognitiva, etc.) quando internadas, passam por um processo de grande estresse por causa do ambiente, o que pode levar um agravamento do seu quadro clínico. Na perspectiva de melhora para esse cenário, existe uma necessidade de desenvolver atividades recreativas para o público infantil, realizando o processo de inclusão com as crianças com deficiência, ou seja, planejar atividades para qualquer tipo de deficiência. Para isso, existe o Brinquedo Terapêutico (BT) que é uma ferramenta para que as crianças possam aprender, melhorar o quadro clínico através de brinquedos e brincadeiras e dessa forma levar o processo de internação de maneira mais leve. O brinquedo terapêutico pode ser classificado de três formas: o brinquedo dramático, no qual a criança utiliza objetos para expressar para os profissionais seus sentimentos; brinquedo instrucional, tem a função de preparar a criança para a hospitalização; brinquedo capacitador de funções fisiológicas, responsável em ajudar as crianças no avanço positivo de suas condições físicas. Essas ações devem ser realizadas dentro dos setores pediátricos.