A RELEVÂNCIA DA ATUAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA NO OUTUBRO ROSA
Resumo
O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa a conscientização para a prevenção do câncer de mama. O movimento teve criação e visibilidade no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O mês é celebrado anualmente com o objetivo de promover educação em saúde, compartilhar informações, que é competência da atenção básica em saúde e incluem avaliação de risco e a conscientização das mulheres sobre sinais e sintomas, também gera mais acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, permitindo um seguimento adequado na estratificação da rede. No Brasil, em 2018, foi instituída a lei n°13.733 que visa outubro como mês de conscientização sobre o câncer de mama, período que deve ser realizado atividades em prol dessa temática. Essa prática ganhou importância por se tratar de uma doença que mais acomete mulheres em todo o mundo, ocupando a 1ª posição de mortalidade entre as mulheres, no Brasil mais de 17,5 mil mulheres morrem de câncer de mama ao ano, evidenciando sua nocividade. Assim, as estratégias definidas pelo Ministério da Saúde para o controle de câncer de mama, que incluem o diagnóstico precoce e rastreamento, são extremamente relevantes.
Objetivo: Levar a informação sobre os riscos, e a importância do diagnóstico precoce do Câncer de Mama para a
população feminina.
Descrição: Trata-se de relato de experiência de uma proposta de intervenção de rastreamento de câncer de mama e colo de útero em uma empresa de Várzea Grande, em atuação conjunta com a equipe de saúde da Unidade de Saúde Aurília Salles Curvo Jardim União, realizada no dia 25/10/2023. Foram incluídas pessoas do sexo feminino, maiores de 18 anos e já com atividade sexual iniciada. Primeiramente, as mulheres foram reunidas na sala de recepção, sendo então, realizada uma educação em saúde sobre o câncer de mama, diagnóstico e medidas preventivas. Num segundo momento, as mulheres eram encaminhadas para pré consulta, onde foi aferido a pressão arterial e realizado testes rápidos de HIV, HbsAg, HVC e Sífilis. Em seguida, as mulheres foram encaminhadas para sala de coleta do exame colpocitológico (CCO) e exame das mamas, as quais recebiam orientações sobre autocuidado e a importância de buscar o resultado do exame.
Considerações Finais: Percebeu-se que a realização da atividade educativa foi satisfatória para a comunidade e para os estudantes de medicina do UNIVAG. A atividade de educação em saúde permite conscientizar e explorar o conhecimento da mulher para com seu próprio corpo e autocuidado, além de proporcionar às mulheres que nunca realizaram o exame, as que realizaram de longa data e outras que tiveram intercorrências passadas a possibilidade de fazer o exame, visando identificar precocemente o diagnóstico para que facilite um futuro tratamento mais eficiente.
Palavras-chave: câncer de mama, educação em saúde, prevenção, Outubro Rosa.