AUTOESTIMA E AUTOIMAGEM X MÍDIAS SOCIAIS
Resumo
Com o advento das mídias sociais, a distorção de autoimagem e, logo, a depreciação da autoestima são fatores contribuintes para o surgimento de inúmeras doenças da psique humana. Desse modo, a percepção sobre si mesmo e seu entorno tornam-se influenciáveis pelo conteúdo midiático que se é consumido e, assim, geram um efeito negativo sobre a autoavaliação e compreensão do indivíduo do que se é real e falso, nas telas. Portanto, o desafio de cultivar uma autoestima e uma autoimagem saudável torna-se relevante para os jovens adultos e adolescentes, principalmente porque nessa fase crucial de desenvolvimento, a busca por identidade e aceitação social atinge seu auge, e a pressão das mídias sociais pode exercer um impacto ainda mais pronunciado. A construção da identidade durante a adolescência é um processo delicado, e as mídias sociais, por mais conectadas que nos mantenham, também podem gerar desconexões internas e comprometer o desenvolvimento saudavel da autoestima. Descrição: Trata-se de um relato de experiência de seis estudantes de medicina do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) durante um Projeto de Intervenção do componente curricular Programa de Integração Comunitária (PIC), vivenciada no dia 01 de Junho de 2022, na Escola Irene Gomes de Campos em Várzea Grande-MT. Os discentes utilizaram artigos publicados nas bases de dados Google Acadêmico e SciELO para a elaboração de uma palestra sobre “Autoestima e Autoimagem X Mídias sociais” para 250 estudantes do primeiro ao terceiro ano do ensino médio. Durante a realização do Projeto Intervencionista, abordou-se o estabelecimento de construções socioculturais, morais e éticas voltadas para a percepção do ser humano em relação ao próprio corpo que acompanha as civilizações desde a antiguidade, enfatizando a visão problemática dos jovens, nos dias atuais, na necessidade de adequação no meio em que está inserido. Dessa maneira, relatou-se o aumento de procedimentos estéticos com intuito de adequar-se às mídias sociais, trazendo reflexões quanto à saúde e a auto satisfação nessas intervenções. Além disso, elucidamos a construção da autoestima dos indivíduos, bem como a influência sociocultural nessa construção, demonstrando, dessa forma, a pressão exercida pelo meio social nas mudanças estéticas. Considerações Finais: Em suma, o intuito dos organizadores do evento foi atingido, pois foi possível estabelecer uma abordagem ampla do tema com um número expressivo de estudantes, que puderam entender sobre a problemática de Autoestima e Autoimagem x Mídias Sociais e o quanto este tema possui impacto direto na rotina daqueles que tentam diariamente se adequar a padrões inalcançáveis impostos socialmente. Dessa forma, é necessário que este tema seja debatido de forma ampla, para que os jovens e adolescentes consigam trabalhar cada dia mais na construção de sua autoestima e autoimagem de uma forma sólida, sem que haja interferência do meio em que estão inseridos, criando assim, uma relação saudável de aceitação em relação a sua própria imagem.
Palavras-chave: Autoimagem. Mídias Sociais. Autonomia Pessoal.